O Teu Riso by Fernando Pessoa

Tira-me o pão, se quiseres,
tira-me o ar, mas não
me tires o seu riso.
                                         A minha luta é dura e regresso
                                         com os olhos cansados
                                         as vezes por ver
                                         que a letra não muda,
mas ao entrar teu riso
sobe ao séu a procurar-me
e abre-me todas
as portas da vida.
                                        A beira do mar, no outono,
                                         teu riso deve erguer
                                         sua cascata de espuma...
Ria da noite
do dia, da lua,
ria das ruas
tortas da ilha,
ria deste grosseiro
rapaz que te ama.
                                      Mas quando abro
                                       os olhos e os fecho,
                                       quando meus passos vão,
                                       quando voltam meus passos,
                                       nega-me o pão, o ar,
                                       a luz, a primavera,
mas nunca o teu riso,
porque então morreria.

- Fernando Pessoa -


Nenhum comentário:

Postar um comentário